Guia para iniciantes no uso de CPAP


A utilização do CPAP, principalmente no início, não é uma tarefa fácil e necessita de empenho e dedicação para colher os resultados do tratamento, isso é evidente quando temos que nos adaptar a uma máscara estranha e volumosa fixada ao seu rosto, que ainda promove uma respiração de ar altamente pressurizada, por uma noite inteira.

 

Dica 1:   Se estiver com dificuldades para manter a máscara por toda a noite, tente adaptar-se durante o dia (mesmo quando não estiver tentando dormir), pois as principais dificuldades de adaptação se dão ao escolher a máscara adequada para seu tipo de rosto e o ajuste adequado da máscara em relação a face. Em caso de retirada durante a madrugada, espere alguns minutos (relaxe) e tente novamente, pois o sucesso se dá na persistência em encontrar uma maneira de parecer uma parte normal de sua rotina.

 

Dica 2:   Não perca uma noite de terapia. A única maneira de isso funcionar é se você continuar com sua terapia todas as noites, quanto mais falhas no uso, maior será o tempo de adaptação e consequentemente maior serão as chances de desistência do tratamento. O Benefício aparece após algum tempo de uso contínuo, portanto persista!

 

Dica 3:   Para uma boa adaptação precisamos saber como dormirmos, quais fatores atrapalham ou dificultam o seu sono. Respondendo as questões abaixo você poderá escolher o aparelho mais adequado para sua forma de dormir.

Qual posição você costuma dormir?

Você muda de posição frequentemente enquanto dorme?

O barulho para dormir te atrapalha?

A Luz/claridade para dormir te incomoda?

Você dome com a boca aberta ou fechada?

Você pode respirar pelo nariz?


Melhor máscara para quem dorme de lado:

A máscara nasal ou Pillow nasal são ideais para quem dorme de lado pois seus volumes são mínimos e praticamente não incomodam, entre elas temos a AirFit P10, Nuance e a  DreamWear Caso necessite de uma máscara facial sugerimos a Airfit F10, AirFit F20, DreamWear full ou Wizard 220 pois fica bem ajustada mesmo com a pressão do travesseiro e ainda mantém uma boa vedação. 

Melhor máscara para quem dorme de barriga para baixo:

Nesta condição, a máscara que melhor se adapta é a nasal ou pillow nasal, devido à forma como o circuito se conecta à máscara de CPAP. Sugerimos a DreamWear. Caso necessite de uma facial sugerimos a  DreamWear Full (pois a conexão fica na parte superior da cabeça).

 

Melhor máscara para quem dorme de costa:

Dormir de costas é a pior posição possível para a apneia do sono, pois permite que a gravidade ajude a fechar as vias aéreas, dificultando o desempenho do seu CPAP. Você deve escolher uma máscara que disponha da conexão do circuito na parte da frente ou superior da cabeça. Como é uma posição que deveria ser evitada, use a máscara que vista melhor o seu rosto, pois nessa posição a maioria das máscaras são possíveis.

 

Melhor máscara para Barbudos:    

A barba ou cavanhaque atrapalham a vedação entre o rosto e a máscara, portanto máscaras faciais são mais difíceis de adptação, optamos assim pela máscara nasal ou pillow nasal. Sugerimos a AirFit N30 BrevidaAirfit N20Eson 2Wisp e Dreamwear. Tente alguns ajustes como diminuir um pouco a área do bigode, manter a barba bem aparada

  

Como Utilizar o equipamento CPAP

A utilização do aparelho realmente é muito fácil, você precisa seguir os seguintes passos:

·         encher o reservatório do umidificador (dentro do limite apresentado) de água filtrada

·         posicionar o equipamento perto da cabeceira de sua cama

·         Ajuste de pressão do CPAP fixo deve seguir a prescrição do seu tratamento

·         Ajuste de pressão do CPAP automático, será feito pelo próprio aparelho durante a noite, somente indicamos os limites (inferior e superior)

·         Trocar o filtro de ar conforme orientado pelo fabricante.

 

Sugerimos os aparelhos DreamStation Auto e AirSense auto.